Secretaria de Mulheres da Unicafes Nacional promove lançamento do Programa "Mulher Cooperada: Formar para Transformar"
29 de julho de 2021

A Secretaria de Mulheres da Unicafes Nacional, em parceria com o Trias, realizou na noite desta quinta-feira, 29, Aula Magna de lançamento do Programa "Mulher Cooperada: Formar para transformar", que visa fortalecer a Rede de Mulheres da Unicafes e promover inclusão social, econômica e política no cooperativismo solidário.

 

A temática deste encontro, que seguirá sendo realizado mensalmente no formato de Educação a Distância (EAD) e abordará demais assuntos, foi a “Participação da Mulher no Cooperativismo Solidário”. Conduzido pela Coordenadora de Diversidades na Cresol Central e integrante da Coordenação da Rede LA de Mulheres e Economia Solidária, Sirlei Gaspareto, a Aula Magna contou com a explanação da doutora em Gestão de Cooperativas Agropecuárias e Extensionista Rural da Emater-RO, Maria Irenilda de Sousa Dias e da agricultora, pedagoga, educadora popular e dirigente do Movimento de Mulheres Camponesas, Justina Inês Cima. Enquanto a primeira falou sobre os desafios e oportunidades do cooperativismo solidário sob uma perspectiva mais acadêmica, a segunda destacou a visão das organizações sociais, luta e avanços das mulheres no setor.

 

Além disso, a secretária de Mulheres da Unicafes Nacional, Sandra Nespolo Bergamin, apresentou a proposta e os objetivos do Programa "Mulher Cooperada: Formar para transformar"; a diretora nacional do Trias Brasil, Gisele Obara, enfatizou a importância da parceria, salientando que estão juntos para apoiar e incentivar essa formação democrática e inclusiva; e o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, parabenizou a iniciativa, ressaltando que é o maior projeto com a participação de tantas mulheres e que é um momento histórico para a Instituição.

 

O evento contou ainda com leitura de poesias da presidente da Unicafes Bahia, Regina Dantas; animação de Ilce Pierozan, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Coronel Freitas e Região (SC); apresentação de vídeos com experiências exitosas de mulheres que atuam em cooperativas, além de interação entre as participantes.

 

Sandra ressalta que o programa quer contribuir com a autonomia das mulheres cooperativistas, propiciando que sejam protagonistas de suas histórias. “Juntas somos mais fortes e faremos a diferença na sociedade”, enfatiza.

 

O Programa

"Mulher Cooperada: Formar para transformar" foi construído por mulheres de todo Brasil, motivadas pela Secretaria Nacional de Mulheres, que através de uma maratona de encontros virtuais encontraram o melhor desenho para o processo de formação das mulheres cooperativistas. Serão promovidos, de julho a novembro, encontros mensais com os temas: O Papel da Mulher no Cooperativismo; Feminismo e relações Patriarcais de Gênero e Geração; A Mulher na Agricultura Familiar na construção de alternativas produtivas; Dia Mundial da Mulher Rural – “Mãos que constroem e alimentam” e uma temática livre escolhida pelas participantes.

 

Participam da formação 271 mulheres de 23 Estados do Brasil, que são cooperadas e lideranças da Agricultura Familiar e do cooperativismo ligadas às organizações. A metodologia contempla aulas simultâneas, aliando conhecimento teórico e prático, podcasts e vídeos com experiências inspiradoras. As participantes que concluírem 75% das atividades receberão certificado emitido pela Unicafes e Trias.

 

Para conferir na íntegra como foi a Aula Magna, acesse:

 

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional – Com informações da Secretaria de Mulheres
Foto: Fernando Ringel

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual